Lady GaGa mulher do ano para a MTV


Que estrelas tiveram um 2009 em grande? A MTV apresenta uma lista baseada em factores como as vendas de álbuns, a performance nos cinemas, o número de notícias no nosso site, o licenciamento de músicas para publicidade, o lançamento de linhas de roupa, bem como factores extra como o “impacto” ou o “burburinho”.

Esta não é, de forma alguma, uma ciência exacta, mas pensamos ter organizado uma lista que representa os homens e mulheres que ajudaram a fazer de 2009 o conjunto de doze meses mais memorável dos últimos anos.

Este foi um grande ano para Beyoncé, Miley Cyrus e Britney Spears, mas não há como negar que 2009 foi o ano de Lady Gaga. A nova-iorquina Stefani Joanne Angelina Germanotta começou o ano como uma nova esperança da pop (que abria concertos das Pussycat Dolls) e termina como uma das maiores estrelas do mundo inteiro. E nenhuma outra desafiou, provocou, entreteve e entusiasmou nos últimos doze meses como ela. Gaga estabeleceu-se em definitivo como estrela pop e ícone de moda e provou também ter talento enquanto compositora, produtora e cantora, em parte por culpa do produtor e co/autor RedOne, cuja batida e sintetizadores ecoam em grande parte das músicas do álbum “The Fame”, originalmente editado em Outubro de 2008.

A música de Lady GaGa é essencialmente dance-pop, com reminiscências de vários outros estilos, do rock ao hip-hop, passando pelo R&B. A sua messagem é provocativa mas positiva, e ele é suficientemente inteligente para envolver os seus fãs com tweets a dizer o quanto gosta dos seus "monsters" e para os deixar na expectativa acerca do seu próximo passo. O trabalho da norte-americana mostra uma noção de entretenimento e teatralidade, que só encontra “concorrência” nas maiores estrelas, como Kanye West, com quem esteve prestes a realizar a digressão conjunta "Fame Kills", entretanto cancelada.

Cada aparição pública de miss GaGa é um evento: ela encenou a própria “morte” nos MTV Video Music Awards 2009, cerimónia à qual se fez acompanhar pelo Sapo Cocas; partiu garrafas no piano que usou na actuação dos American Music Awards; e arrasou em programas de televisão como o "Saturday Night Live" e o "American Idol". Além disso, os seus videos brilhantes evocam a era em que os artistas e editoras tinham orçamento para investir nessa área, com especial destaque para ‘Bad Romance’ e ‘Paparazzi’.

Não podemos esquecer os elogios de Madonna; as nove nomeações para os MTV Video Music Awards, de onde saiu com três prémios; a digressão “Monster Ball Tour”, que prossegue em Janeiro; a reedição de “The Fame” com vários extras, entre os quais ‘Bad Romance’; a parceria com Beyoncé no video de ‘Video Phone’ e na música ‘Telephone’ (uma canção que Gaga escreveu originalmente para Britney Spears); a nomeação para cinco Grammys; as actuações em eventos especiais em frente à Rainha de Inglaterra, no Reino Unido, e a Barack Obama, nos EUA; e os recordes de vendas nos EUA (onde foi a primeira artista em 17 anos de história da Billboard com quatro temas no Nº1) e no Reino Unido (com o maior número de músicas de uma artista feminina a liderar o top no mesmo ano). É por tudo isto que ela é uma das figuras do ano para a MTV.
MULHERES DO ANO PARA A MTV
1. Lady Gaga
2. Beyoncé
3. Rihanna
4. Madonna
5. Britney Spears
6. Miley Cyrus
7. Sónia Tavares (Amália Hoje, The Gift)
8. Rita Redshoes
9. Kristen Stewart
10. Ana Bacalhau (Deolinda)
in mtv.pt

0 comentários:

Enviar um comentário